COMPONENTE
CURRICULAR |
Geografia |
PROFESSOR (ES) |
Perci Ricardo |
TURMAS |
6º ano B |
HABILIDADES |
Águas do Planeta
|
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TEMAS/ CONTEÚDOS |
(EF06GE12) Identificar as
principais bacias hidrográficas do município, da região, do Estado de São
Paulo, do Brasil, da América do Sul e do mundo e relacionar com a geração de
energia, abastecimento de água e as principais transformações dos espaços
urbanos e rurais. |
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TEMPO PREVISTO |
De 22/10 a 22/11 |
Os
rios têm papel fundamental para a sociedade humana. Além de proporcionar
abastecimento de água, tanto de grandes cidades como de pequenas comunidades,
eles também podem ser utilizados para navegação e para a produção de energia. Cuidar
para que os rios mantenham as águas limpas é uma questão de sobrevivência para
todos nós.
01- Identifique os elementos de um rio na paisagem seguinte,
escrevendo o nome deles nas linhas correspondentes.
Utilize as palavras do quadro:
Nascente
– Curso Superior –
Margem Direita – Meandro –
Curso Médio
Margem
Esquerda – Afluente
– Curso Inferior – Foz
Em Delta – Foz Em Estuário
PARTES DE UM RIO
02- Leia o trecho da canção abaixo, de Guilherme Arantes:
PLANETA ÁGUA
Água que nasce na fonte serena do mundo (...)
Gotas de água da chuva, tão
tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que
encharcam o chão
E sempre voltam humildes, pro fundo da terra Terra
planeta água... Terra planeta água
O trecho acima aponta a Terra
como Planeta Água, já que 73% da sua superfície são cobertos por água, nos
estados sólido e líquido. Leia as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
(A) Das
águas existentes no planeta, a sua grande maioria, estão indisponíveis para o
abastecimento humano de imediato, por se tratar de águas de mares e oceanos, e
águas imobilizada nas calotas polares.
(B) O
trecho da canção mostra a etapa do ciclo
da água, cujo processo
corresponde ao da
infiltração, que vai formar os lençóis de águas
subterrâneas.
(C) A
irrigação agrícola é a maior usuária de águas doces do planeta, sendo seguida
pela indústria e pelo abastecimento
humano.
(D) O
Brasil tem um suprimento de água renováveis per
capita em milhões de metros cúbicos correspondente a algo de 5 a 9, sendo
assim, um país com uma pequena reserva de água.
03- Relacione
as colunas:
(A) rio
perene ( ) curvas acentuadas no curso de um rio
(B) rio
temporário ( ) rio que nunca seca
(C) divisor de
águas ( ) limite entre redes hidrográficas
(D) bacia
hidrográfica ( ) área ocupada por um rio e seus afluentes
(E) meandros
( ) rio que desaparece durante secas
prolongadas
04- O
que é bacia hidrográfica?
R.: ____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
05- Escreva
a sua interpretação sobre a charge abaixo, explicando a situação do Brasil em
relação à disponibilidade de água doce no mundo:
R.:
________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Foto 1 |
|
Foto 2 |
06- Observe as
fotografias a seguir e depois responda:
a)
O que é possível perceber na primeira fotografia
em relação ao consumo de água?
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
b)
Qual a situação mostrada na segunda fotografia
quanto ao acesso a esse recurso?
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
c)
Qual das imagens representa HOMEM X ÁGUA?
(A)
1ª fotografia. (B)
2ª fotografia.
07- Leia
o texto e responda:
A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
No sertão
nordestino predomina o clima semiárido, caracterizado principalmente pela
irregularidade do regime das chuvas, o que pode provocar, em determinados
lugares, períodos de sete a nove meses de seca.
Para reduzir as
consequências desses longos períodos de estiagem, quando os rios temporários da
região secam, o governo federal iniciou as obras de transposição das águas do
rio São Francisco, como a construção de vários canais que levam as águas do rio
em direção ao norte (Ceará e Rio Grande do Norte) e ao leste (Pernambuco e Paraíba).
A
obra gerou grande polêmica entre os que defendem e os que criticam a
transposição.
Os defensores alegam
que o São Francisco abastecerá açudes, ampliando as atividades agrícolas e,
consequentemente, o número de empregos e a renda da população. Outro benefício
é o fornecimento de água a várias cidades da região.
Os críticos desse
projeto destacam o elevado custo da obra, o reduzido número de pessoas
beneficiadas e os impactos ambientais na fauna e na flora da região, além de
considerar inadequado o desvio das águas do São Francisco, que, por não ser um
rio caudaloso, poderá prejudicar o funcionamento de hidrelétricas situadas a
jusante das obras.
î
Açude = construção destinada a
represar águas.
a)
O que levou o governo federal a iniciativa da
obra de transposição do rio São Francisco?
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
b)
Em que consiste essa transposição?
R.: ____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
c)
Quais os benefícios dessa obra?
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
d)
Quais os aspectos negativos dessa obra evidenciados
pelos críticos ao projeto?
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
08- Usando as palavras em destaque, explique como acontece o
ciclo hidrológico:
SOL – EVAPORAÇÃO – NUVENS – PRECIPITAÇÃO –
INFILTRAÇÃO
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
09-
Cite três utilidades dos rios para o ser
humano:
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
10-
Por que é importante a preservação das matas
ciliares ao redor dos rios?
R.:
____________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
11-
Numa aula, um professor mostrou o gráfico abaixo
e pediu que os alunos elaborassem títulos para esse gráfico. A partir do que os
alunos responderam indique se os títulos propostos são: VERDADEIROS (V) ou
FALSOS (F):
|
|
(
) |
Não podemos esbanjar água,
pois apenas uma pequena parte dela é própria para consumo imediato. |
|
|
(
) |
Não devemos nos preocupar
com a falta d’água, pois o ciclo da água é permanente e está sempre em
renovação. |
|
|
(
) |
Os problemas da falta de
água acabaram: basta derreter a grande quantidade de água que está em forma
de gelo. |
|
|
(
) |
Não pode existir problema
de falta d’água, pois existe uma grande oferta de água de superfície e na
atmosfera. |
12-
A cidade de São Paulo
comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e
afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que
ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos
por José Bonifácio: "miserável estado em que se acham os rios Tietê e
Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por
sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície", indicando
preocupação com o transbordamento de suas margens.
(O Estado de S. Paulo, 24.01.2010.
Adaptado.)
A partir da leitura do texto, marque os problemas estruturais que poderiam
acentuar as enchentes.
(A) Despejo
desordenado do lixo urbano.
(B) Impermeabilização
do solo urbano.
(C) Ampliação
de áreas verdes.
(D) Crescimento
de loteamentos junto aos cursos fluviais.
(E) Expansão
da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.
13- Na
bacia hidrográfica abaixo nomeie os diferentes elementos e características no
percurso de um rio.
1. ______________________________ 2. ______________________________ 3. ______________________________ 4. ______________________________ 5. ______________________________ 6. ______________________________ |
14- Nomeie
os oceanos numerados no mapa:
1. _______________________
2. _______________________
3. _______________________
4. _______________________
5. _______________________